Guias de Ragnarok
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[Guia] Menestréis e Bardos

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Mensagem  [AD]Deoxys Qua Jan 13, 2010 3:57 pm

[Guia] Menestréis e Bardos Bard [size=13pt]Guia de Classe Bardo & Menestrel[/size] [Guia] Menestréis e Bardos Minstrel



Índice:
1. Definindo a classe.
2. Tornando-se um Bardo.
3.1 Habilidades de Bardo e Menestrel.
3.2 O espírito do Artista e você.
4. Builds.
5. Upando.
6. Equipamentos.
7. Considerações Finais.




Frase de introdução:
"A coisa mais importante do mundo para um guerreiro é sua lâmina.
Para um mago, a sabedoria.
Para um monge, a paz de espírito.
Para um clérigo, sua crença.
Para um paladino, sua fé.
Para um ladrão, o belo e a fortuna.
E para um bardo...
Sua vida é claro, afinal alguém já viu um morto contar histórias?"




1. Definindo a classe.



Bardos e Menestréis são classes de suporte, porém podendo desempenhar o papel de causadores de danos(Damage Dealers) com facilidade.
Existem diversos motivos para você escolher bardo/menestrel para ser sua profissão em Ragnarök Online.
Eis alguns principais:
-Você pode tornar-se um deles, seja por você gostar de música, por gostar mais das roupas de Bardo, por querer se tornar Menestrel ou por querer ser muito útil durante a WoE.
-É uma classe extremamente híbrida, pode se sair bem em todas as modalidades de jogo, ainda mais quando Menestrel, que podem causar danos altos com sua habilidade Vulcão de Flechas(Flecha Vulcânica).



2. Tornando-se um Bardo.



1ª maneira) Tornando-se um Bardo da maneira RagnaTurn.

Para tornar-se um Bardo você precisa ter Nível 40 de classe ou mais.
1º passo) Vá até a Mestra das Classes(prontera 160,191), na cidade de Prontera.
2º passo) Escolha a opção "Bardo".

2ª maneira)Tornando-se um Bardo da maneira tradicional.
Para tornar-se um Bardo você precisa ter Nível 40 de Classe ou mais.

ITENS OBRIGATÓRIOS
- 1 Tinta de Polvo
- 1 Muco Pegajoso
- 1 Flor, pode ser:
Hinalle;
Menta;
Flor Cantante;
Flor das Ilusões;
Aloés;
Rosa de Gelo;
Rosa Eterna.
PS: O item Rosa Eterna pode ser comprado com a Comerciante na pirâmede de Morroc.

ITENS NÃO-OBRIGATÓRIOS
- 60 Tronco OU
- 60 Tronco Estéril OU
- 60 Tronco Sólido OU
- 60 Tronco de Alta-Qualidade.

INÍCIO

1º Passo)Vá para a cidade de Comodo.

2º Passo) Procure pelo “Bardo Andarilho”, é ele quem irá fazer você se transformar em um Bardo.
Para falar com ele é necessário lhe trazer 1 unidade de alguma das flores mostradas na área de “Itens Obrigatórios”

3º passo)Após entregar-lhe o item, ele pedirá para que você procure pelo “Boneco de Neve” em Lutie. Para ir até Lutie, vá para a cidade de Aldebaran e procure pelo “Papai Noel”.
Fale com ele, e escolha a opção “Ir para Lutie”. No próximo mapa, atravesse-o sempre indo reto, assim você chegará a cidade
de Lutie.

4º passo)Suba até o norte, a direita da entrada da Fábrica de Brinquedos e entre na casa (xmas 189, 276), mostrada na figura.
Dentro da casa fale com a “Garota do Natal”.
Ela irá lhe falar pra procurar mais informações sobre o “Boneco de Neve” com os habitantes de Lutie.

5º passo)Sai da casa, e vá para o sul de Lutie, procurar pelo “Boneco de Neve” (xmas 132, 114).
Fale com ele e escolha a opção “O que faz um Boneco de Neve”
Ele irá falar sobre o Sr. Peterson.

6º passo)Vá atrás dele no lado esquerdo superior da cidade (xmas 116, 305).
Após falar com ele, ele irá mandar você procurar pelo "Tio Peludo" e entregar-lhe a Tinta de Polvo e o Muco Pegajoso que já
devem estar com você.

7º passo)Vá para o sudeste da cidade (xmas 175 237), para encontrar o "Tio Peludo".
Ele irá "beber" a bebida que você trouxe (Tinta de Polvo e Muco Pegajoso), e pedirá para você encontrar a "Senhora Generosa".

8º passo)Vá até a casa da coordenada (xmas 121, 160). É a casa da "Senhora Generosa".
Entre e fale com ela.
Ela irá comentar que sabe cozinhar muito bem.
Ela pedirá para você pegar uma espécie de “sal” com o “Boneco de Neve”.

9º passo) Volte novamente ao “Boneco de Neve” e selecione a opção “O que faz um boneco de neve”. O “Boneco de Neve” vai lhe dar o sal. Volte novamente à casa (xmas 121 160), e entregue o sal para a “Senhora Generosa”
OBS.: O “Sal” não é um item, é um item dado por escrito.

10º passo)A “Senhora Generosa” irá falar para você ir procurar “Hisoki, o Palhaço de Natal”. Vá para a frente da Árvore de Natal central de Lutie que você o encontrará (xmas 144, 134).

11º passo) Fale com ele e selecione a opção “O que faz um palhaço” e depois escolha “Fale sobre o Boneco de Neve”.
Após falar com Hisoki, ele irá pedir pra você falar com Charlie e Marsha, duas crianças.
Elas estão do lado direito da cidade (xmas 204, 170)

12º passo)Fale primeiramente com “Charlie” (o garoto), depois com “Marsha” (a garota), e depois com “Charlie” de novo.
Volte até o “Boneco de Neve”, e ele dirá que está muito feliz de saber que as pessoas gostam dele, e irá considera-lo amigo. Ele lhe dará 5 Balas.
Volte para Comodo, e fale novamente com o “Bardo Andarilho”

13º passo)Ele irá dizer que você foi muito bem em ter conseguido a amizade do “Boneco de Neve” em Lutie.
O próximo passo é cantar.
O Bardo Andarilho, irá dizer trechos de uma música e você deverá “cantar” igual.
Como funciona? Você terá de escrever a frase que estiver em azul, da mesma forma que a frase original, com pontos, aspas e
espaços. Tenha calma aqui, caso contrário você perderá muito tempo nesta parte. É só escrever sem pressa e IDÊNTICO.
Quando você terminar, terá duas opções:

14.1º passo)Se você escolher “Apenas faça de mim um Bardo.”, você será instântaneamente transformado em um Bardo.
14.2º passo)Se você escolher “Eu adoro presentes.” Ele irá pedir pra você trazer Troncos (de qualquer tipo), para que possa
fazer uma arma pra você. As opções são:

•Violino [3] – Leve 60 “Tronco” para o Bardo Ayealo.
•Bandolin [2] – Leve 60 “Tronco Estéril” ou 60 “Tronco Sólido” para o Bardo Ayealo.
•Alaúde [2] – Leve 60 “Tronco de Alta-Qualidade” e tenha Nível de Classe entre 41 e 49.
•Harpa [2] – Leve 60 “Tronco de Alta-Qualidade” e tenha Nível de Classe 50.

Após entregar-lhe os “Tronco” (ou não), você irá se tornar um Bardo.



3.1 Habilidades de Bardo e Menestrel.



Árvore de Habilidades de Bardo:
[Guia] Menestréis e Bardos F_personarvorm_3e67a32

Árvore de Habilidades de Menestrel(Possui todas as habilidades de Bardo mais essas):
[Guia] Menestréis e Bardos Personarvoremenestrel


Habilidades de Bardo e Menestrel:

[Guia] Menestréis e Bardos Person_ico170[Suporte] Encerramento

Encerra uma música, mas pode ser usado somente após 5 segundos do início.

Custo: 1 SP

[Guia] Menestréis e Bardos Person_ico171[Suporte] Bis

Ativa novamente a última música utilizada gastando somente 50% do custo normal.

Custo: 1 SP

[Guia] Menestréis e Bardos Person_ico181[Ofensiva] Flecha Melódica

Dispara uma flecha com seu instrumento. Você pode utilizar esta habilidade enquanto estiver executando uma canção ou dueto. Você precisa de um instrumento e flechas equipados.

Alvo: Oponente.

Custo: 8 SP independente do nível.

Nível 1 - 150% do ATQ
Nível 2 - 175% do ATQ
Nível 3 - 200% do ATQ
Nível 4 - 225% do ATQ
Nível 5 - 250% do ATQ

[Guia] Menestréis e Bardos Person_ico183[Ofensiva] Piada Infame

Congela os oponentes na tela do usuário. O nível da habilidade aumenta as chances de congelamento. Tem uma pequena chance de congelar as pessoas do seu grupo. Esta habilidade não funciona contra MVPs.

Alvo: Oponente

Nível 1 - 20% de chance | Custo: 12 SP
Nível 2 - 25% de chance | Custo: 14 SP
Nível 3 - 30% de chance | Custo: 16 SP
Nível 4 - 35% de chance | Custo: 18 SP
Nível 5 - 40% de chance | Custo: 20 SP

[Guia] Menestréis e Bardos Person_ico180[Passiva] Lições de Música

Aumenta o ataque dos instrumentos. Também influencia na qualidade dos efeitos de algumas música, isso será mostrado em forma de formula na descrição das habilidades. No nível 10 você poderá se mover enquanto toca com 50% da sua velocidade normal.

Nível 1 - Dano +3
Nível 2 - Dano +6
Nível 3 - Dano +9
Nível 4 - Dano +12
Nível 5 - Dano +15
Nível 6 - Dano +18
Nível 7 - Dano +21
Nível 8 - Dano +24
Nível 9 - Dano +27
Nível 10 - Dano +30


[Guia] Menestréis e Bardos Person_ico186Músicas Solo.[Guia] Menestréis e Bardos Person_ico185
Observação sobre solos:
A área de Efeito é 7x7 células.

A área de Efeito ignora obstáculos e paredes.

Sua habilidade não afeta a você mesmo, porém afeta todos à sua volta.

Você só pode atacar com Flecha Melódica.

Sua velocidade de movimento é reduzida para 25%, com Lições de Música no nível 10, é reduzida em 50% apenas.

Você só pode usar Encerramento 5 segundos depois de iniciar a música, se não quiser esperar, faça o “switch” de armas.

O Efeito da Música continua ativo na pessoa mesmo após 20 segundos depois dela ter saído da área de efeito.

Seu SP não irá recuperar, do contrário, vai cair aos poucos.

Quando dois Bardos/Menestréis tocam a mesma música e a área de efeito se mistura, as músicas viram Dissonâncias em nível 1.

[Guia] Menestréis e Bardos Person_ico185[Solo] Crepúsculo Sangrento

Aumenta a velocidade de ataque dos personagens numa área de 9*9 em volta do bardo. Não pode ser associada com as Habilidades [Rapidez com Duas Mãos] e [Adrenalina Pura] e não aumenta a velocidade de ataque de usuários de arco e flecha. O aumento de ASPD é influenciado pela Agilidade e pela habilidade Lições de Música do Bardo.

Dura 120 segundos, drena 1 de SP a cada 3 segundos.

Nível - Bônus - Custo de SP

1 - ASPD +11% - 38
2 - ASPD +12% - 42
3 - ASPD +13% - 44
4 - ASPD +14% - 47
5 - ASPD +15% - 50
6 - ASPD +16% - 53
7 - ASPD +17% - 56
8 - ASPD +18% - 59
9 - ASPD +19% - 62
10 - ASPD +20% - 65

A cada 10 pontos em AGI, adiciona +1% de ASPD aos jogadores na área da música.

[Guia] Menestréis e Bardos Person_ico186[Solo] Poema de Bragi

Diminui o tempo de conjuração das magias e também o delay após ela. Esta habilidade não afeta a quem estiver sob os efeitos da habilidade Suffragium, e o bônus na redução do tempo de conjuração depende do nível da habilidade, da DEX do usuário e do nível de Lições de Música já o bônus na redução do delay depende do nível da habilidade, do nível em Lições de Musica e da INT do usuário. Esta habilidade dura 180s, consome 1 SP a cada 5s.

Nível - Bônus - Custo de SP

1 - Tempo de Conjuração -3% e Delay -3% - 40
2 - Tempo de Conjuração -6% e Delay -6% - 45
3 - Tempo de Conjuração -9% e Delay -9% - 50
4 - Tempo de Conjuração -12% e Delay -12% - 55
5 - Tempo de Conjuração -15% e Delay -15% - 60
6 - Tempo de Conjuração -18% e Delay -18% - 65
7 - Tempo de Conjuração -21% e Delay -21% - 70
8 - Tempo de Conjuração -24% e Delay -24% - 75
9 - Tempo de Conjuração -27% e Delay -27% - 80
10 - Tempo de Conjuração -30% e Delay -30% - 85

A cada 10 pontos em DEX, reduz em 1% de cast aos jogadores na área da música.
A cada 10 pontos em INT, reduz em 2% de delay aos jogadores na área da música.

[Guia] Menestréis e Bardos Person_ico182[Solo] Dissonância

Causa uma quantidade de dano nos inimigos que estão na área da magia a cada 3 segundos. O dano é aumentado conforme o nível em Lições de Música. Esta habilidade dura 30s, consome 1 SP a cada 3s.

Nível - Efeito - Custo de SP

1 - 40 de dano - 18
2 - 50 de dano - 21
3 - 60 de dano - 24
4 - 70 de dano - 27
5 - 80 de dano - 30

[Guia] Menestréis e Bardos Person_ico184[Solo] Assovio

Aumenta a esquiva e a esquiva perfeita. O aumento na esquiva é afetado por Agilidade ou Lições de Música, e bônus na esquiva perfeita por Sorte e Lições de Música. Esta habilidade dura 60s, consome 1 SP a cada 5s.

Nível - Bônus - Custo de SP

1 - +1% de Esquiva e +1% de Esquiva perfeita - 24
2 - +2% de Esquiva e +1% de Esquiva perfeita - 28
3 - +3% de Esquiva e +2% de Esquiva perfeita - 32
4 - +4% de Esquiva e +2% de Esquiva perfeita - 36
5 - +5% de Esquiva e +3% de Esquiva perfeita - 40
6 - +6% de Esquiva e +3% de Esquiva perfeita - 44
7 - +7% de Esquiva e +4% de Esquiva perfeita - 48
8 - +8% de Esquiva e +4% de Esquiva perfeita - 52
9 - +9% de Esquiva e +5% de Esquiva perfeita - 56
10 - +10% de Esquiva e +5% de Esquiva perfeita - 60

A cada 10 pontos em AGI adiciona +1 de esquiva aos jogadores na área da música.
A cada 10 pontos em LUK adiciona +1 de esquiva perfeita aos jogadores na área da música.

[Guia] Menestréis e Bardos Person_ico187[Solo] Maçãs de Idun

Cria uma área em que o HP das pessoas que estão envolta seja aumentado e cura o HP delas a cada 6 segundos. O poder dessa habilidade é aumentado dependendo da Vitalidade do seu personagem e dos níveis em Lições de Música. Esta habilidade dura 180s, consome 1 SP a cada 6s.

Nível - Efeito - Custo de SP

1 - +7% Max HP e + 35 HP | Custo de SP - 40
2 - +9% Max HP e + 40 HP | Custo de SP - 45
3 - +11% Max HP e + 45 HP | Custo de SP - 50
4 - +13% Max HP e + 50 HP | Custo de SP - 55
5 - +15% Max HP e + 55 HP | Custo de SP - 60
6 - +17% Max HP e + 60 HP | Custo de SP - 65
7 - +19% Max HP e + 65 HP | Custo de SP - 70
8 - +21% Max HP e + 70 HP | Custo de SP - 75
9 - +23% Max HP e + 75 HP | Custo de SP - 80
10 - +25% Max HP e + 80 HP | Custo de SP - 85

A cada 10 pontos em VIT, aumenta em 1% o Max HP e em 5 pontos a regeneração de HP dos jogadores na área da música

[Guia] Menestréis e Bardos Person_ico177Músicas Duetos.[Guia] Menestréis e Bardos Person_ico175

Observação sobre duetos:
O Bardo e a Odalisca precisam estar no mesmo grupo, ambos terem a habilidade, estarem lado a lado e terem seus instrumentos equipados.

A área de efeito é 9x9 células.

A área de efeito ignora paredes e obstáculos.

A habilidade não afeta o jogador que ativou o dueto, mas o parceiro sim.

O nível do dueto será o resultado da soma do nível das duas habilidades pela metade, e sempre arredondado para baixo. Exemplo: Bardo com dueto nível 3 + Odalisca com dueto nível 5 = dueto nível 4.

Você não pode se mover ou atacar, mas pode usar Flecha Melódica.

Os dois podem parar o Dueto tanto pelo switch quando pela habilidade Encerramento.

O Efeito acaba assim que a pessoa sair da área de efeito, não é como nas músicas solo, que continua ativa mesmo depois de 20 segundos.

Quem começou o dueto paga o SP necessário para a ativação, porém a SP perdido a cada X espaço de tempo, os dois perdem.

Nada acontece quando Duetos se juntam.

[Guia] Menestréis e Bardos Person_ico172[Dueto] Cantiga de Ninar

Todos os oponentes que estiverem na área 9x9 têm uma chance de receber o status Sono . A cada 6s dentro da área o oponente tem uma nova chance de receber o status Sono. A chance de ser afetado depende da INT do usuário. Não funciona contra monstros do tipo MVP.

Duração: 60s, consumindo 1 SP a cada 4s.
Custo: 20 SP

[Guia] Menestréis e Bardos Person_ico178[Dueto] Canção Preciosa

Cria uma área 9x9 em que não é necessária a utilização de itens para usar habilidades, como gemas vermelhas, amarelas, armadilhas... Afeta só os membros do grupo.
OBS: A Habilidade Abracadabra, mesmo sobre o efeito desta música ainda utiliza uma gema amarela.

Duração: 60s, consumindo 1 SP a cada 5s.
Custo: 10 SP

[Guia] Menestréis e Bardos Person_ico174[Dueto] Ritmo Caótico

Reduz a 0 a VIT DEF dos oponentes. Não funciona contra monstros do tipo MVP

Duração: 60s, consumindo 1 SP a cada 4s.
Custo: 30 SP

[Guia] Menestréis e Bardos Person_ico173[Dueto] Banquete de Njord

Aumenta a EXP ganha do seu grupo.

Duração: 60s, consumindo 1 SP a cada 3s
Custo: 30 SP

Nível 1 - +36% Experiência por monstro.
Nível 2 - +47% Experiência por monstro.
Nível 3 - +58% Experiência por monstro.
Nível 4 - +69% Experiência por monstro.
Nível 5 - +80% Experiência por monstro.

[Guia] Menestréis e Bardos Person_ico177[Dueto] Lamento de Loki

Todos os jogadores que estiverem na área estarão impedidos de usar habilidades de qualquer tipo, inclusive o seu parceiro de dueto que não vai poder usar nem Encerramento. Não funciona contra monstros do tipo MVP.

Duração: 60s, consumindo 1 SP a cada 4s.

Custo: 15 SP

[Guia] Menestréis e Bardos Person_ico175[Dueto] Rufar dos Tambores

Aumenta o ataque e a defesa somente do seu grupo. E o adicional de defesa é como se fosse de equipamento e não VIT def.

Duração: 60s, consumindo 1 SP a cada 3s.

Nível 1 - +50 de Ataque | +4 de Defesa. Custo: 40 SP
Nível 2 - +75 de Ataque | +6 de Defesa. Custo: 45 SP
Nível 3 - +100 de Ataque | +8 de Defesa. Custo: 50 SP
Nível 4 - +125 de Ataque | +10 de Defesa. Custo: 55 SP
Nível 5 - +150 de Ataque | +12 de Defesa. Custo: 60 SP

[Guia] Menestréis e Bardos Person_ico179[Dueto] Ode a Siegfried

Todos os membros do grupo que estiverem na área receberão danos reduzidos por ataques do tipo Fogo e Água.

Duração: 60s, consumindo 1 SP a cada 3s.
Custo: 10 SP

Nível 1 - Resistência a danos de tipo Fogo e Água em 75%.
Nível 2 - Resistência a danos de tipo Fogo e Água em 80%.
Nível 3 - Resistência a danos de tipo Fogo e Água em 85%.
Nível 4 - Resistência a danos de tipo Fogo e Água em 90%.
Nível 5 - Resistência a danos de tipo Fogo e Água em 95%.

[Guia] Menestréis e Bardos Person_ico176[Dueto] Anel dos Nibelungos

Aumenta o ataque de armas de nível 4 somente das pessoas do seu grupo.

Duração: 60s, consumindo 1 SP a cada 3s.

Nível 1 - +150 de Ataque. | Custo: 40 SP
Nível 2 - +200 de Ataque. | Custo: 45 SP
Nível 3 - +250 de Ataque. | Custo: 50 SP
Nível 4 - +300 de Ataque. | Custo: 55 SP
Nível 5 - +350 de Ataque. | Custo: 60 SP

Habilidades de Menestrel:

[Guia] Menestréis e Bardos Person_ico412 [Dueto] Pétalas do luar

Esta habilidade cria um escudo ao redor da dupla em uma área de 3x3. Ninguém pode entrar na área protegida, nem mesmo os aliados ou membros do grupo! Por outro lado, magias e golpes de longo alcance podem atingir os músicos normalmente. Esta habilidade não pode ser utilizada se houver um obstáculo na área a ser usada.

[Guia] Menestréis e Bardos Skill_2005628_8[Dueto] Libertação

Permite se movimentar ao uso de habilidades musicais em dueto. Essa habilidade afeta apenas quem usa, o parceiro deve utilizar esta habilidade nela/nela para que se mova.
O movimento será permitido na área de conjuração da habilidade, se um dos dois sair da área do dueto, a habilidade será cancelada ou morrerão. O dueto, assim como a Libertação, será cancelado.
É permitido ao usuário da habilidade se mover, atacar e usar habilidades, mas não poderá utilizar outra habilidade musical ou dueto. A Libertação não funcionará com Pétalas do Luar.
Não pode ser cancelada por Desconcentrar.

[Guia] Menestréis e Bardos Person_ico414[Suporte] Marionete

Esta habilidade só pode ser utilizada em membros do mesmo grupo. Quando ela é ativada, o alvo ganha um bônus equivalente à metade dos atributos do Menestrel. Nenhum bônus pode passar de 99. O Menestrel deve permanecer a até 7 células do alvo. Do contrário, ela será cancelada.

[Guia] Menestréis e Bardos Skill_2005628_10[Ativa] Poder de Hermod

Todos os aliados na área de efeito da habilidade, terão seus 'Buffs' removidos (exceto Fúria Selvagem), mas eles se tornarão invulneráveis a magia enquanto eles estiverem na área de efeito da habilidade. Nenhuma outra habilidade pode ser usada na área de efeito da habilidade. Requer um ponto de portal dentro da área de efeito da habilidade e funciona apenas na WoE.

Nível 1 10 Segs de Duração | 20 SP
Nível 2 15 Segs de Duração | 30 SP
Nível 3 20 Segs de Duração | 40 SP
Nível 4 25 Segs de Duração | 50 SP
Nível 5 30 Segs de Duração | 60 SP

[Guia] Menestréis e Bardos Person_ico413[Ofensiva] Flecha Vulcânica

O Menestrel usa seu instrumento para disparar uma metralhadora de flechas sobre o alvo, causando altas quantidades de dano. Quanto maior o nível da habilidade, maior o dano.
Nível da habilidade: Dano causado - Custo de SP - Tempo de cast e delay

Nível 1: Dano no inimigo de 300% de ataque, 12 SP, 2s cast e 0.8s delay
Nível 2: Dano no inimigo de 400% de ataque, 14 SP, 2.2s cast e 0.8s delay
Nível 3: Dano no inimigo de 500% de ataque, 16 SP, 2.4s cast e 0.8s delay
Nível 4: Dano no inimigo de 600% de ataque, 18 SP, 2.6s cast e 0.8s delay
Nível 5: Dano no inimigo de 700% de ataque, 20 SP, 2.8s cast e 0.8s delay
Nível 6: Dano no inimigo de 800% de ataque, 22 SP, 3s cast e 1s delay
Nível 7: Dano no inimigo de 900% de ataque, 24 SP, 3.2s cast e 1s delay
Nível 8: Dano no inimigo de 1000% de ataque, 26 SP, 3.4s cast e 1s delay
Nível 9: Dano no inimigo de 1100% de ataque, 28 SP, 3.6s cast e 1s delay
Nível 10:Dano no inimigo de 1200% de ataque, 30 SP, 3.8s cast e 1s delay

[Guia] Menestréis e Bardos Skill_2005628_12 [Ofensiva] Tarô do Destino

Retira uma carta de tarô para ver o destino. Há 14 cartas diferentes e a chance de sucesso depende do nível da habilidade.

Nível 1: 8% de Chance de Sucesso
Nível 2: 16% de Chance de Sucesso
Nível 3 : 24% de Chance de Sucesso
Nível 4: 32% de Chance de Sucesso
Nível 5: 40% de Chance de Sucesso

[Guia] Menestréis e Bardos F_Palhaom_8ede52b
O Tolo: Inocência. Começo.
-O SP do inimigo é reduzido para 0. Lado Certo.

[Guia] Menestréis e Bardos F_Magam_c7e8344
O Mago: Tomada de Ação. Consciência.
-Reduz o MATQ(MATK) do inimigo pela metade. Lado Oposto.

[Guia] Menestréis e Bardos F_Sacerm_b960e2d
A Sumo Sacerdotisa: Retirada. Mistério.
-Remove todos os buffs. Lado Oposto.

[Guia] Menestréis e Bardos F_Carruagemm_27e0d5e
A Carruagem: Vitória. Controle Árduo.
-Causa 1000 de dano em um inimigo ignorando a DEF. Destroi aleatóriamente um equipamento. Lado Oposto.

[Guia] Menestréis e Bardos F_Foram_6b717db
Força: A força vendida. Perda da confiança. Queda de uma nação.
-Reduz o ATQ(ATK) do inimigo pela metade por 30 segundos. Lado Oposto.

[Guia] Menestréis e Bardos F_Amantesm_1715d38
Os Amantes: Mudança. A descoberta.
-Teleporta aleatóriamente o usuário de habilidade (em mapas que permitem o teleporte) e recupera 2000 HP. Lado Oposto.

[Guia] Menestréis e Bardos F_Rodasm_413f6f6
Roda da Fortuna: Destino. Surpresa. Movimento.
-Causa o efeito de duas cartas de tarô aleatórias. Lado Oposto.

[Guia] Menestréis e Bardos F_Enforcadom_ecd8301
Enforcado: Falência. Desistência. Sacrifício.
-Tonteie[Stun], Congele[Frozen] ou Petrifique[Stone Curse] o inimigo. Lado Oposto.

[Guia] Menestréis e Bardos F_Mortem_68c0a82
Morte: Fim. Má Sorte. Catástrofe. Dificuldade.
-Receba Maldição[Curse], Coma e Envenenamento[Poison] todos de uma vez. Lado Certo.

[Guia] Menestréis e Bardos F_Temperanam_723baa7
Temperança: Impossível de Controlar. Cansaço. Preguiça.
-Causa Caos[Chaos] por 30 segundos. Lado Oposto.

[Guia] Menestréis e Bardos F_Devilm_61b2449
O Diabo: Obsessão. Perigo de Doença. Maldição Inevitável. Desesperança.
-Causa dano de 6666 que ignora a DEF, o ATQ(ATK) e MATQ(MATK) é deixado pela metade por 30 segundos e causa Maldição[Curse]. Lado Certo.


[Guia] Menestréis e Bardos F_Torrem_7a48bb3
A Torre: Acidentes. Perda de Controle. Falha. Mudanças Súbitas. Perda de Julgamento.
-Causa dano de 4444 que ignora a DEF. Lado Certo.


[Guia] Menestréis e Bardos F_Estrelam_1151095
A Estrela: Destruição da Esperança. Mal Futuro. Caos.
-Causa Tonteamento[Stun] por 5 segundos. Lado Oposto.


[Guia] Menestréis e Bardos F_Solm_34bf97f
O Sol: Destruição da Nação. Insatisfação. Caos.
-Reduz ATQ(ATK), MATQ(MATK), Acerto(HIT), Esquiva(FLEE) e DEF em 20% por 30 segundos. Lado Oposto.

[Guia] Menestréis e Bardos Ac__makingarrowHabilidades dadas por Quests.[Guia] Menestréis e Bardos Ac__chargearrow

[Guia] Menestréis e Bardos Ac__makingarrow[Suporte] Fabricar Flechas

Com essa habilidade você poderá criar flechas usando alguns itens.

[Guia] Menestréis e Bardos Ac__chargearrow[Ofensiva] Disparo Violento

Quando usada faz o inimigo recuar 6 células além de dar 150% de dano.

[Guia] Menestréis e Bardos 1010[Ofensiva]Voz Dolorosa.

Grita com um inimigo para infligir o efeito de Caos. Voz Dolorosa não pode ser usada contra monstros Chefes.
A chance é calculada pela VIT do alvo e a SOR do Usuário.

Ambas as habilidades podem ser aprendidas com o NPC de Habilidades de Platina, em Prontera.



[Guia] Menestréis e Bardos 4553.2 O espírito do Artista e você.[Guia] Menestréis e Bardos 455



Este buff de Espiritualista lhe concede os seguintes benefícios:

Andar normalmente(velocidade normal) enquanto executa um solo.
Agora você é afetado pelo efeito da música que você executa.
Você recebe uma Dança de Odalisca, caso você tenha a música correspondente, porém, isso só funciona se a tiver no nível 10, exemplo: Você tem Bragi nível 10, com o Espírito, receberá Beijo da Sorte nível 10.
A relação de habilidades é:

Assobio - Sibilo.
Crepúsculo Sangrento - Não me Abandones.
Poema de Bragi - Beijo da Sorte.
Maçãs de Idun - Dança Cigana.

Isso funciona tanto para Bardos e Menestréis quanto para Odaliscas e Ciganas.



4. Builds



Como dito no início do guia, bardos e menestréis são versáteis. Podem upar tanto solo, quanto em grupo.
Escolha a build que mais lhe agrada e divirta-se.
PS: As builds apresentadas aqui não precisam ser seguidas rigorosamente. Apresento-lhes aqui o esqueleto, cabe a você molda-lo ao seu estilo de jogo.
As builds foram calculadas sem acessórios ou equipamentos que dão algum bônus em algum atributo, para lhe dar mais liberdade e tornar-se mais versátil.

Bônus de Classe 50(Bardo)
For: +2
Agi: +7
Vit: +3
Int: +5
Dex: +9
Luk: +4

Bônus de Classe 70(Menestrel)
For: +8
Agi: +12
Vit: +2
Int: +5
Dex: +14
Luk: +4

Build A/D(versão Bardo)
For: 1+2
Agi: 99+19
Vit: 1+3
Int: 9+5
Dex: 99+33
Luk: 1+4

Build voltada para o up solo, usando arco e flecha. Bate com uma velocidade consideravelmente alta e com um sp razoável para o uso de rajada de flechas. Porém sofre com facilidade qualquer alteração de status. Pouca força indica pouca capacidade de peso, lhe obrigando a carregar menos itens de recuperação de hp/sp, menos flechas e o fará optar por equipamentos mais leves. Pode usar bragi e crepúsculo, mas a eficiência do bragi não será muito boa( a música mais usada em grupos de up).

Build A/D(versão Menestrel)
For: 2+8
Agi: 99+25
Vit: 1+2
Int: 25+5
Dex: 99+38
Luk: 1+4

Build voltada para o up solo, podendo variar entre instrumento musical(Vulcão de Flechas) e arco e flecha. O cast de vulcão de flechas é rápido e o dano é alto, devido a quantidade de destreza. A agilidade funciona mais para esquiva do Menestrel, já que o delay do Vulcão de flechas é grande. Pode executar bragi e crepúsculo em grupos de up, mas a eficiência das músicas não será muito boa.

Build Híbrido/Suport(versão Bardo)

For: 21+2
Agi: 47+13
Vit: 82+3
Int: 45+5
Dex: 80+30
Luk: 2+4

Ela é versátil, porém é voltada para o up em grupo e para a WoE. Infelizmente, para up em grupo, você poderá ser vetado, pois o grupo dará preferência aos Menestréis. Mas, não desanime.Explico-te porquê. Com a int mediana e a dex alta, poderá solar dando rajadas de flechas. Se for participar de WoE Old Times, essa é uma boa pedida. Com essa força, poderá carregar um número bom de poções, mas continuará ficando com 50% do peso com facilidade. Fique atento a isso.

Build Híbrido/Suport(versão Menestrel)

For: 21+8
Agi: 51+19
Vit: 81+2
Int: 45+5
Dex: 84+36
Luk: 1+4

Hibridismo levado a sério. Pode tanto upar em grupo, tocando Poema de Bragi, Crepúsculo Sangrento e em alguns casos raros, Maçãs de Iddun. Para essa última, a vit não fecha o bônus para skill. O cast de vulcão de flechas não é muito bom, fará com que procure sempre um sacerdote/sumo sacerdote para upar com você. Em WoE, pode desempenhar várias funções. Tocando Poema de Bragi, Crepúsculo Sangrento e Maçãs de Iddun. Tocando Duetos também. Usando Piada Infâme inúmeras vezes entre outras coisas. Com essa força, poderá carregar um número bom de poções, mas continuará ficando com 50% do peso com facilidade. Fique atento a isso.

Build Full Suport(versão Bardo)

For: 28+2
Agi: 1+7
Vit: 87+3
Int: 60+5
Dex: 80+30
Luk: 1+4

Suporte. É totalmente dependente de grupo. Só irá chegar ao 99 assim. Essa build é bastante extremista, não conseguirá solar direito. Possuirá o mesmo problema de todo bardo. Muitos irão preferir menestréis no grupo. No fator WoE, essa build é excelente. Você não sofrerá alterações de status com facilidade. Terá um bom HP e um bom SP. Com essa força, poderá carregar um número bom de poções, mas continuará ficando com 50% tendo poucas poções em seu inventário(comparado às outras classes).


Build Full Suport(versão Menestrel)

For: 31+8
Agi: 1+13
Vit: 83+12
Int: 65+5
Dex: 84+36
Luk: 1+4
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[Guia] Menestréis e Bardos Empty Re: [Guia] Menestréis e Bardos

Mensagem  [AD]Deoxys Qua Jan 13, 2010 3:58 pm

5. Upando.



Você poderá upar de diversas maneiras.
Usando itens em troca de exp. Como por exemplo: Chifre de Bode, Folha Afiada, Pele de Anolian, entre outros.
E da maneira tradicional.

1~15: Recomendo ficar no campo de treinamento dos aprendizes.

15~25: Após ter juntado zeny no campo de treinamento(sempre use @autoloot), compre seu arco e saia à procura de Cogumelo Vermelho.
Mate-os até conseguir o item Sangue Escarlate. Use a habilidade Fabricar Flechas. Equipe as flechas de fogo que conseguir e vá atrás dos Mandragoras(Use a Kafra Express, vá para Labirinto da Floresta e siga para direita do mapa).
[Guia] Menestréis e Bardos Mapaphe
Dica: Guarde os Caules e as Vidas Verdejantes que dropar. Poderá vender o primeiro item para Alquimistas/Criadores para fazerem Bomba Ácida e o segundo item para quem estiver fazendo alguma quest ou usar para fazer flechas de terra.

25~45: Vá para Alberta ou Payon e siga até o mapa dos Lobos. Lobos são fracos e dão uma ótima exp. Poderá aproveitar suas flechas de fogo aqui. Dependendo do arco e da quantidade de destreza que tenha, matará-os com uma rajada de flechas.
[Guia] Menestréis e Bardos Mapalbz
Dica: Guarde os morangos. Podem ser úteis no futuro. Poderá vende-los à outros jogadores, se precisar de zeny.

45~70: Aqui seu up pode variar. Dependendo da sua build, você poderá matar Mi Gao, Les, Siromas, Planta Carnívora, Gatinho Folha ou Presentes. Avalie sua situação, seu arco e suas flechas. Se tiver um noviço para te acompanhar e um espadachim/gatuno, tente ir nos Grand Orcs(Orcs azuis).

Solo:

Mi Gao: Pegue Teletransporte para Louyang e desça um mapa.
Flecha: Fogo.
[Guia] Menestréis e Bardos Zmapa
Dica: Mate também os louva-a-deus. Se tiver sorte, poderá conseguir uma carta deles e vende-la.

Les: Pegue Teletransporte para Caverna de Moscovia e suba um mapa.
Flecha: Fogo.
[Guia] Menestréis e Bardos Zmapa
Dicas: Mate também os louva-a-deus. Se tiver sorte, poderá conseguir uma carta deles e vende-la.
Guarde as Folhas Afiadas e os Caules que dropam da Les.
Lugar muito lotado, frequentemente há denúncia de KSers nesse mapa.

Siroma: Pegue Teletransporte para Caverna de gelo e suba um mapa.
Flecha: Vento, Terra(caso venha a matar os Roweens) e Fogo(caso venha a matar as Muscipilares)
[Guia] Menestréis e Bardos Zmapa

Planta Carnívora: Kafra Express, Cidade de Einbroch e suba um mapa.
Flecha: Fogo.
[Guia] Menestréis e Bardos Zmapa

Gatinho Folha: Kafra Express, Caverna de Ayothaya.
Flecha: Fogo e Gelo(para os Wootans, se quiser mata-los. Se não, leve só fogo.)
[Guia] Menestréis e Bardos Zmapak

Presente: Kafra Express, Depósito da Fábrica de Brinquedos, suba até o segundo andar.
Flecha: Qualquer um com poder de ataque descente.
[Guia] Menestréis e Bardos Zmapao
Dica: Guarde os pedaços de bolo. Podem ser vendidos para outros jogadores ou serem usados em quest.
Espero que tenha sorte, poderá conseguir uma carta Presente.
Tome cuidado com o MVP do mapa.

Com grupo:

Grand Orc: Kafra Express, caverna dos orcs, tanto faz uma opção a outra. Saia e siga para esquerda.
Flecha: Gelo nos Grand Orcs, Fogo nos demais orcs. Cuidado com o Orc Herói.
[Guia] Menestréis e Bardos Zmapau
Dica: Guarde os emblemas de Orc. Podem ser vendidos para outros jogadores ou serem usados em quest.
Caso não se importe de carrega-los, Machados de Orc podem ser vendidos aos Mestre-Ferreiros.
Aços e minérios devem ser guardados para refinar armas, quests e forja.

70~99: Agora você já é um bardo/menestrel. Pegue alguns pontos de job matando os monstros que citei anteriormente.
Upando solo você poderá ir nos Stings, Pessegueira Encantada, Vento da Colina, Grand Orc, Vanberk, Hodremlin, Tamruan, Zumbi Prisioneiro e Druída Malígno.
PS: Não citarei Anubis pela pequena quantidade de monstros nos dois mapas e pela grande caça aos mesmos.

Upando com grupo poderá ir em Monastério(Caverna de Abbey), Vulcão de Thor(Nível 1, 2 e 3), Laboratório de Somatologia(Nível 3) e Caverna de Gelo(Nível 2 e 3). Há outros locais de up menos convencinais. Exemplo: Torre de Geffen (Nível 2), Caverna de Magma(Nível 1 e 2).

Sting: Vá para Glast Heim, chegue até os esgotos de Glast Heim e vá até a entrada no canto superior direito.
Flecha: Fogo e terra(para matar os Gárgulas).
[Guia] Menestréis e Bardos Zmapa
Dicas: Fique atento aos Gárgulas. Eles são dão um lock bem enjoado, podem até te matar.
Se dropar uma Luva[1]... Parabéns, meu amigo. Você tem uma boa quantia de zeny em mãos. Mas aconselho guarda-las com você.
É bem chatinho chegar aqui. Venha preparado para não morrer.

Pessegueira Encantada: Kafra Express, Santuário de Xi Wang Mu e suba.
Flecha: Fogo, terra(para matar as Borboletas Sanguinárias) e Prata(para matar os Zippers).
[Guia] Menestréis e Bardos Zmapa
Dicas: Guarde as geléias e os galhos secos que são dropados aqui. Poderá usa-los ou vende-los.
Mate os Zippers, eles dão pouca exp, mas a carta deles vale a pena. Os mesmos morrem com facilidade mesmo usando flecha de fogo.
Evite confronto com as borboletas.
Aqui tem muita gente. Eu, particularmente, odeio esse lugar.

Vento da Colina: Kafra Express, Caverna de Gelo, desça um mapa, depois vire a direita.
Flecha: Terra e fogo(para matar as Droseras e as Plantas Carnívoras).
[Guia] Menestréis e Bardos Zmapa
Dicas: Esse mapa é um tesouro escondido. É vazio, ninguém vem nele. O loot é bom. A carta deixa a desejar.
Tome cuidado com as Droseras. Elas possuem a habilidade Confinamento.

Grand Orc: Já foi citado anteriormente.
Flecha: Gelo nos Grand Orcs, Fogo nos demais orcs. Cuidado com o Orc Herói.
[Guia] Menestréis e Bardos Zmapau
Dicas: Guarde os emblemas de Orc. Podem ser vendidos para outros jogadores ou serem usados em quest.
Caso não se importe de carrega-los, Machados de Orc podem ser vendidos aos Mestre-Ferreiros.
Aços e minérios devem ser guardados para refinar armas, quests e forja.

Vanberk: Kafra Express, Santuário de Rachel.
Flecha: Qualquer uma com ataque descente, prata(para os Hodremlins) e terra(para os Beholders)
[Guia] Menestréis e Bardos Zmapay
Dicas: Guarde as runas, podem ser usadas em quest.
Vanberk dropa Boina, que pode se transformar em Boina Alada com ajuda de uma quest.
Leve panacéias/poções verdes. Isilla possui Lex Divina e usa sempre.
Boa sorte dropando a carta desses dois. São muito úteis.
Não frequente este lugar se procurar por Job Exp. Aqui é horrível.

Hodremlin: Kafra Express, Santuário de Rachel, fique a entrar e sair do portal até aparecer no mapa aqui indicado.
Flecha: Prata e vento(para os Seekers).
[Guia] Menestréis e Bardos Zmapac
Dicas: O Seeker é diabólico, assassino e maldito. Tome MUITO cuidado com ele. O Trovão de Júpiter do mesmo machuca e ele ainda tem chance de usar Desencantar em você.
Mas, em troca ele dropa Bardiche Dentilhado[2]. Um excelente machado. Se dropar, guarde-o e venda para algum Mestre-Ferreiro.
Guarde as runas e as frutas que dropam aqui. Ambas são úteis para quest e recuperação de hp/sp respectivamente.

Tamruan: Kafra Express, Caverna de Ayothaya, passe pelo primeiro andar da caverna e chegarás aqui.
Flecha: Prata e fantasma(para os Krabens e Sussurros).
[Guia] Menestréis e Bardos Zmapav
Dicas: Guarde os fitilhos que são dropados aqui. São usados numa quest que dá um chapéu muito bonito e muito útil.
É necessário uma quest para vir aqui, mas que é fácil de se fazer.
Cuidado com a Lady Tanee. É chatinho de se chegar no mapa, morrer para um MVP e ter de voltar é complicado.
Não venha aqui esperando Job Exp. Aqui consegue ser pior do que Rachel.

Zumbi Prisioneiro: Kafra Express, Glast Heim, Castelo. Siga até o andar da prisão.
Flecha: Prata e terra(para as moscas caçadoras).
[Guia] Menestréis e Bardos Zmapa
Dicas: Guarde os Eluniuns que dropam do Zumbi Prisioneiro, os aços do Injustiçado e da Mosca Caçadora e os Oridecons do Rybio.
Cuidado com o Rybio. As Lâminas Destruidoras machucam.

Druída Malígno: Kafra Express, Glast Heim, Igreja.
Flecha: Prata.
[Guia] Menestréis e Bardos Zmapak
Dicas: Tome cuidado com a Ilusão das Trevas que ronda o mapa.
Tome cuidado com os Mímicos. Aquele tec-tec-tec-tec...
Guarde as Folhas de Yggdrasil que dropam dos Druídas, as Ervas Brancas que dropam dos Carniçais e dos Druídas e os Tecidos que dropam das Almas Penadas. O primeiro item, guarde-os e use-os quando upar em party(se chegar a upar um dia) para ressuscitar o Sacerdote do grupo. O segundo para fazer poções ou vende-las para Alquimistas/Criadores. O terceiro é para fazer Fogo grego, então venda para Alquimistas/Criadores.

Grupo:
Monastério(Caverna de Abbey): Kafra Express, Caverna de Abbey.
Flecha: Prata. Mas, eu não aconselho você a carregar arco. Se quiser usar flecha melódica para quebrar o gelo das Banshees e dos Crânios Flamejantes, poderá usar, só tome cuidado.
Andar 1:
[Guia] Menestréis e Bardos Zmapaa

Andar 2:
[Guia] Menestréis e Bardos Zmapa

Andar 3:
[Guia] Menestréis e Bardos Zmapax

Dicas: Aqui, você poderá dropar vários itens bons, úteis e valiosos. Dou destaque à Cachecol de Lã e Sapatos de Maré.
Aqui possuem dois MVPs. Um no andar 2 e outro no 3. Tome cuidado.
Se não tiver um Sumo Sacerdote no grupo, redobre o cuidado. Os monstros aqui tem um poder de ataque alto.
A câmera daqui é um nojo. Só isso.

Vulcão de Thor(Nível 1, 2 e 3)
Nível 1:
[Guia] Menestréis e Bardos Zmapaywy

Nível 2:
[Guia] Menestréis e Bardos Zmapa

Nível 3:
[Guia] Menestréis e Bardos Zmapag

Dicas: O drop aqui possuí suas coisas boas. Não são tão úteis quanto as de Abbey.
Aqui, muitos dizem ser necessário uma carta Pasana. Não estão totalmente errados.
É possível SIM upar sem Pasana em Thor, mas requer um trabalho de equipe bom.
No mais, tome cuidado. Os guardiões e o MVP no terceiro andar.

Laboratório de Somatologia Nível 3
[Guia] Menestréis e Bardos Zmapa

Dicas: Particularmente, eu acho esse lugar SUPREMO(Andar 3). Aqui SIM você vê trabalho de equipe.
O drop daqui não é excepcional, mas a exp é excelente. Capaz de te transformar em 99 em algumas horas.
Requer equipamentos descentes. Não é algo driblável. O mapa tem seus "macetes".
Os MVPs daqui são um desafio a parte e o drop deles é capaz de encher a boca d'água de muita gente.
Ainda procuro uma party aqui no Turn para jogar no mapa. Até hoje, sem sucesso.

Caverna de Gelo(Nível 2 e 3)

Nível 2:
[Guia] Menestréis e Bardos Zmapao

Nível 3:
[Guia] Menestréis e Bardos Zmapar

Dicas: Drop aqui é meia boca. A exp é boazinha. Não deve te prender muito tempo aqui.
Leve uma Peixe-Espada(Faz o dano da Rajada Congelante ser 0) ou Cavalo-Marinho(Imunidade à congelamento) para evitar congelamentos.



6. Equipamentos.



PS: Darei prioridade em equipamentos para PVP/WoE.

Armas:

Violino[4]. Poder de Ataque: 70. Lvl de arma 1. Peso 70.

Aláude Oriental[2]. Poder de Ataque: 150. Lvl de arma 4. Peso 120. Aumenta em 10% a força de ataque das habilidades Vulcão de Flechas e Flecha Melódica.
PS: Essa arma precisa ser slotada. A chance de sucesso é de 20%. Porém, está é a melhor arma para dar Vulcão de Flechas em PvM.

Guitarra de Batalha A. Poder de Ataque: 50. Lvl de arma 3. Dex +2. Peso 0. Aumenta o Ataque Físico contra Humanóides em 95%.
Ignora a defesa física de humanóides em 20%.
Indestrutível em batalha.

Guitarra de Batalha B. Poder de Ataque: 50. Lvl de arma 3. Dex +2. Peso 0. Aumenta o Ataque Físico contra Humanóides em 95%.
Aumenta em 20% o dano causado pela habilidade Vulcão de Flechas.
Indestrutível em batalha.

Cabeça Topo:

Chapéu Fedorento ou Boina. Def 0. Peso 70. Adiciona 10% de Resistência contra humanóides.Não pode ser refinado.

Boina Alada. Def 1. MDef 1. Peso 60. Adiciona 10% de Resistência contra humanóides.

Chapéu de Ulle com slot. Def 3. Dex +2, Agi +1.

Coroa de Jaspe. Def 2. Dex+3, Vit +1. Peso 70

[Guia] Menestréis e Bardos Droopingcatms7Chapéu de Gatinho Dorminhoco. Def1 Mdef 15. Peso 50. Tolerância contra Maldição +30%

[Guia] Menestréis e Bardos Droopingcatms7Chapéu de Gatinho Especial. Def 1. MDef 18. Esquiva + 3. Peso 50.

Maçã de Guilherme Tell. Def 0. Dex+3. Peso 20.*
*Este último é para upar, já que muitos bardos/menestréis usam.

Cabeça Meio:

Binóculos. Def 1. Des+ 1. Peso 10.

Olhos Biônicos. Def 2. Des +1. Atq +1%. Matq +1%. Peso 20.

Óculos Preto. Def 1. MDef 2. Int +1. Peso 20.

Venda Sombria. Def 0. Peso 10. Imunidade a cegueira e 3% de resistência a atordoamento.

Máscara de Mergulho. Def 0. Reduz o dano da propriedade água em 10%.

Cabeça Baixo:
Máscara X. Def 0. 15% de resistência a silêncio.

Gentleman's Pipe. Def 0. Diminui em 2% de ataques em monstros do tipo Humanóide.

Vestimentas:

Paletó com slot. Def 5. Peso 30.

Casaco de Pele com slot. Def 6. Peso 230.

Vestimenta Divina com slot. Def 6. Peso 150. 5% de tolerância adicional a ataques de amaldiçoar, silenciar, atordoar, dormir e petrificar.

Bênção de Odin com slot. Def 6. Peso 250.

Malha com slot. Def 6. Peso 50. Dex +1.

Túnica do Arqueiro de Elite com slot. Def 3. MDef 2. HP Máx + 150. Peso 0. Reduz em 2% o dano recebido de Humanóides.
Quando equipada juntamente com as Botas de Combate e o Manteau do Comandante:
O usuário receberá 3x mais dano de monstros que não sejam Humanóides.
Dex + 3, Aumenta em 12% o HP Máx.
Reduz em 25% o tempo de recarga entre as habilidades, e em 10% o dano causado por ataques a longa distância.

Escudos:

Broquel de Pedra com slot. Def 3. Peso 150. -5% de monstros grandes. Excelente para MVPs, mas é pesadinho.

Escudo da Valquíria com slot. Def 3. Peso 50. Adiciona 20% de resistência contra as propriedades Água, Fogo, Morto-Vivo e Escuridão.

Travessa de Orleans com slot. Def 5. MDef 2. Peso 100. 5% de chance de rebater magia. Tempo de conjuração reduzido em 10% quando usado com o item Luvas de Orleans.

Capas:

Manteau de Vali. Def 4. Peso 60. -15% de dano da propriedade neutra.

Manteau do Comandante com slot. Def 3. MDef 1. Peso 0. Reduz 1% o dano recebido dos humanóides.

Cachecol de Lã com slot. Def 3. MDef 4.Peso 50. Combo com Sapatos de Maré.

Calçados:

Botas de Vidar. Def 4. Peso 65. +9% de HP/SP máximo. Combo de Odin, Vali e Vidar.

Botas de Combate com slot. Def 3. Mdef +1. HP Máx + 100. Peso 0 .Reduz em 1% o dano recebido de Humanóides

Sapatos de Maré com slot. Def 3. Peso 30. Reduz em 5% o dano da propriedade água. Adiciona +10% de HP se equipado conjunto com Cachecol de Lã.

Acessórios:

Luvas sem ou com slot. Peso 20. Sem slot Dex +2. Com slot Des +1.

Luvas de Orleans com slot. Peso 10. Dex +2. Matq +3%.

Colar sem ou com slot. Peso 20. Sem slot Vit +2. Com slot Vit +1.

Anel de Defesa. Def 3. MDef 3. Peso 10.

Rosário sem ou com slot. Peso 20. Sem slot Luk +2 MDef +5. Com slot Luk +1 MDef +3.

Presilha com slot. SP +10. Peso 10.

Medalha de honra[Arqueiro]. Def 1. ATQ +5%, ATQM +5%. Crítico +10. HP Máximo +300. SP Máximo +80. Peso 0.
Adiciona a chance de causar Cegueira no inimigo ao atacar fisicamente.

Cartas:

Apenas citando as que eu acho importante.

[Guia] Menestréis e Bardos CartaCarta Sapo de Thara. Redução de 30% de monstros humanóides.

[Guia] Menestréis e Bardos CartaCarta Cavalo-Marinho. Deixa a vestimenta com imunidade a congelamento. Adiciona resistência de 5% a danos da propriedade água.

[Guia] Menestréis e Bardos CartaCarta Druída Malígno. Encanta a vestimenta com o elemento Morto-Vivo. Int +1.

[Guia] Menestréis e Bardos CartaCarta Crocodilo. Reduz 5% dos danos que vem de ataques a longa distância.

[Guia] Menestréis e Bardos CartaCarta Golem. Torna a arma indestrutível. Ataque +5.

[Guia] Menestréis e Bardos CartaCarta Hidra. Aumenta em 20% o dano causado em humanóides.

[Guia] Menestréis e Bardos CartaCarta Esqueleto Operário. Aumenta em 15% o dano causado em monstros de tamanho médio. Ataque +5.



7. Considerações Finais.



Final de guia, espero que todos que leram tenham gostado.
Minhas fontes foram bem variadas, pesquisei bastante pra fazer um guia bem explicativo.
E espero também, que ao lerem, solucionem suas dúvidas.

PS: Não postei as imagens de como virar bardo da maneira tradicional, pois acho que ninguém irá tornar-se um desta maneira, mas se for o caso, adiciono mais pra frente.

PS 2: Peço desculpas por possíveis erros de português encontrados no guia.

PS 3: As builds foram calculadas com o uso da calculadora:
http://www.roproject.net/calc/
Esta calculadora é a mais atualizada até o momento. Possui os itens de Battleground, mas não possui o item bisturi(mes)[3].
Ela é totalmente em inglês.


Fontes:
iRO Forum.
bRO Fórum.
iRO Doddler's Forum.
Rate My Server.
RO Cards.
Ragnarok Online Database.
[AD]Deoxys
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